quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Etimologia e mitologia


Mesmo quem desconhece a mitologia clássica praticamente não passará um dia de sua vida sem fazer várias referências a ela. Nosso idioma está repleto de palavras vindas do Grego e do Latim que evocam aquela notável tapeçaria de mitos e lendas que era a religião dos gregos e romanos; seus deuses, heróis e criaturas fantásticas atravessaram três mil anos ae continuam presentes no léxico da maioria das línguas ocidentais, muitas vezes escondidos em palavras que convivemos inocentemente.
Fica mais interessante quando sabemos que o mês de janeiro tem esse nome porque era consagrado a Janus, um deus que tinha duas faces e que podia, portanto, olhar ao mesmo tempo o ano que terminava e o que estava começando? Ou que um museu é um prédio dedicado às Musas, divindades que presidiam as artes e o conhecimento?
Atlas era um dos titãs que lutou contra Zeus pelo controle do Olimpo. Derrotado, foi condenado a ficar sustentando o céu sobre os ombros, mantendo-o assim separado da terra. Como os mitos gregos se relacionam uns com os outros, acabou acontecendo que Perseu expôs Atlas ao olhas petrificante da Medusa, transformando-o na cadeia de montanhas do mesmo nome, no norte da África. Quando o famoso cartógrafo Mercator, no século 16, colocou na capa de sua coleção de cartas geográficas a figura de Atlas com o globo terrestre nas costas, este nome associou-se para sempre a qualquer volume que contenha uma coleção de mapas.
Estes são alguns exemplos dos prazeres da palavra.

Seicho No Ie do Brasil

Seicho No Ie do Brasil
Relação entre Vida e Sabedoria.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Trecho da Carta da Paz - Barcelona, Espanha


- A paz está vinculada ao principio de reciprocidade altruísta, ao respeito aos direitos dos outros, à divisão de responsabilidade, à auto-afirmação das diferenças pessoais, à tolerância e à segurança como capacidade de inter-relação;


- A paz global começa pela paz de cada um tem consigo mesmo, e essa se baseia na aceitação do próprio eu;


- Constata-se que, onde há pessoas, há conflitos, por conseguinte, é necessário encontrar soluções não violentas para eles;


- A História nos ajuda construir o nosso futuro, ensinando-nos também que, ainda que fraternidade não signifique uniformidade, todos somos irmãos;


- Quando a mídia exercita um comportamento ético, definido pela veracidade, a exaustividade e a imparcialidade, o caminho para se chegar à paz é mais rápido;


- O antídoto fundamental do ressentimento é o perdão. Este implica humildade com respeitoa nós mesmos, paciência com respeito aos demais e uma grande dose de amor.


- O princípio da autodeterminação dos povos é o eixo principal dos direitos humanos.

TIO REI CORRIGE O CORRESPONDENTE DO EL PAÍS, MOSTRA QUEM FEZ O QUÊ E FALA DE DIFERENÇAS ENTRE SERRA E DILMA | Reinaldo Azevedo

TIO REI CORRIGE O CORRESPONDENTE DO EL PAÍS, MOSTRA QUEM FEZ O QUÊ E FALA DE DIFERENÇAS ENTRE SERRA E DILMA Reinaldo Azevedo
Aguardemos as suas posições via internet para breve.

Células-tronco e terapia gênica « Genética - Mayana Zatz - VEJA.com

Células-tronco e terapia gênica « Genética - Mayana Zatz - VEJA.com

Carnaval 2010 - NOTÍCIAS - 'O cacau é show'

Carnaval 2010 - NOTÍCIAS - 'O cacau é show'
Leiam e apreciem as deliciosas estrofes deste samba enredo.

Rosas de Ouro é campeã do Carnaval em São Paulo | Carnaval

Rosas de Ouro é campeã do Carnaval em São Paulo Carnaval

Esta foi uma delicia de desfile, numa escola que soube como nunca encantar o público e os jurados com "um grão precioso que virou chocolate", e na condição de chocólatra, dou meus doces parabéns.

Os 10 mandamentos do coração saudável
1. Exercício: um pouco é melhor que nada;
2. Uma alimentação equilibrada;
3. Controle seu peso;
4. Pare de fumar;
5. Meça sua pressão arterial;
6. Saiba se você é diabético;
7. Evite o estresse;
8. Saibe se você tem colesterol alto;
9. Visite o médico periódicamente; e
10. Ame o seu coração e a vida.

Física na Veia! - Aqui a Física é pop! - UOL Blog

Física na Veia! - Aqui a Física é pop! - UOL Blog

Física na Veia! - Aqui a Física é pop! - UOL Blog

Física na Veia! - Aqui a Física é pop! - UOL Blog

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Proposta inovadora.

O mundo mudou, está mudando, temos que tentar comprender. Ou somos capazes de decifrar o que está acontecendo ou estaremos condenados a sermos obsoletos. Obviamente há várias formas de enfrentar mudanças. Uma é de fechar os olhos, e dizer: eu acredito e me fecho no meu mundo.O resto pode mudar, mas eu acredito no que eu acredito.
Hoje todo mundo é parte da internet, é parte de um mundo global, mas ainda não temos identidade mundial coletiva. Ao contrário, existe um forte movimento de particularização, está todo mundo procurando um identidade própria - eu incluso - esta todo mundo se tribalizando.
Se trata da procura do específico, qua na maioria dos casos pode ser cacterizado na bela frase de Freud, como "o narcisismo das pequanas diferenças". Então não precisamos ter medo da assimilação, porque não há mais ideologia de assimilação, no sentido de uma força centrífuga, ligada a formação de um estado nacional, que procura eliminar as diferanças entre os grupos, para que as pessoasse identifiquem com a pátria.
No momento atual todo mundo está procurando raízes, procurando um referencial fora do marco do estado nacional. Esta é a caracteristica do mundo moderno. Então, o que podemos dizer para uma criança, um jovem, hoje, é o seguinte: "por um lado, o mundo é global, você tem valores específicos que são importantes para a construção de sua identidade. Há um diferencial que faz você ser você, nos vários grupos nos quais você participa".
E este diferencial, seria as tradições, a cultura, a arte, a religião, a história - também no sentido de história de vida familiar, não tem que ser uma história "grande". A experiência mostra que cada um vai escolher o que considera essencial. Ou se preferir, sou eu, é você, somos nós quem a cada momento vai definindo o que que seja essencial, somos nós que construimos "essências" diferentes.
Há uma histrória sobre o que é essência da cebola, que eu gosto muito. Você procura a essência da cebola e vai descobrir que ela é o conjunto de camadas que a constituem.
Eu acho que o mesmo vale para a essência da vida. O mundo moderno é o mundo que valoriza a satisfação, o prazer, a procura da felicidade. Este é o mundo que nós vivemos. Temos que nos (re)formar a nós mesmos e nossa lideranças. Somos pobremente formados e informados. Precisamos de lideranças que não tenham medo da mudança.
No mundo moderno, ser minoria não é só bom, mas é o cimento da nova humanidade, porque estamos ficando cada vez mais uns iguais aos outros, estamos nos homogeneizando, e precisamos nos diferenciar, sem desumanizar o outro, pois a diferença é um detalhe frente a nossa humanidade comum.

Dicas para reduzir suas emissões de CO2 - VEJA.com

Dicas para reduzir suas emissões de CO2 - VEJA.com

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A paz começa em casa.

"Para haver paz nas famílias, nas comunidades, no mundo, é preciso que se invista fortemente em projetos de promoção humana, saúde, educação, segurança alimentar, investimento no campo, saneamento ambiental, combate ao desemprego.
É um verdadeiro terror que assola, silenciosamente, milhões de crianças e famílias inteiras, vitimas da desigualdade social entre as nações e entre as classes nos diferentes países. A exclusão e a desigualdade de oportunidades geram a violência, o tráfico de drogas, as guerras.
O mundo nunca viverá em paz enquanto houver fome e exclusão social, enquanto cultivarmos uma cultura que estimula a violência, a intolerância, o ódio, a competição, a idéia de uma raça ou uma nação superior às demais. É preciso que todos se conscientizem de que a educação para a paz exige investimento e dá retorno muito maior do que os conflitos armados, que destroem e fazem eclodir o ódio.
A criança é semente de paz ou de violência no futuro, a depender da maneira como é cuidada e estimulada. Portanto, seu contexto familiar e comunitário deve ser compreendido como a grande sementeira para a construçao de um mundo justo e fraterno, a serviço da vida e da esperança"
Dra. Zilda Arns Neumann - Pastoral da Criança

MPB reinventada.

A cada ano despontam novos talentos da música brasileira. Cada um incorpora ao estilo um pouco de sua personalidade e sua bagagem musical e cultural. O resultado: uma variedade de novos sons. A MPB é caracterizada por uma imensa riqueza de ritmos e influências. A música brasileira passa por um processo constante de evolução. O que é feito hoje faz parte de um processo musical que começou há muitos anos.
Cada vez mais , os artistas buscam levar à música u pouco de seus gostos pessoais.Muitos percebem as tendências musicais do mercado e incorporam alguns elementos sonoros a sua produção, como as batidas eletrõnicas ou a utilização de ritmos como hip-hop, funk, etc.
A música brasileira é tudo que possui beleza, verdade, poesia, e que é feito no brasil, pelo brasil, para o mundo.

Solidariedade e meio ambiente.

A solidariedade é nosso maior empreendimento. Conviver em harmonia com o meio ambiente é uma responsabilidade que temos para com a vida e de defendê-la em todo lugar.
A poluição, o desmatamento desordenado, o extermínio de várias espécies de animais provocam um empobrecimento da vida, uma perda gradativa das caracteristicas que nos tornam humanos. Resguardar a qulaidade do meio ambiente é, portanto, essencial para preservar a plenitude da nossa condição humana.
Agora é hora de reformular nossas atitudes, reordenar nossas prioridades e regenerar o nosso planeta. Agora é hora de todos(as) nós, unidos(as) e conscientes, alcançarmos, através da solidariedade, um mundo com mais harmonia, igualdade e paz.

Primeiros dias de fevereiro têm temperaturas máximas 5ºC acima da média | Clima

Primeiros dias de fevereiro têm temperaturas máximas 5ºC acima da média | Clima

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Impactos da ética no século XXI.

As revoluções na informática, robótica, micro-eletrônica, biotecnologia, genética, comunicações e outros campos têm criado possibilidades econômicas inéditas.
Ao mesmo tempo, trinta mil crianças morrem diariamente devido à miséria, oitocentos milhões de pessoas estão desnutridas, tres bilhões são pobres.
A polarização social tem alcançado indices absurdos. As tres pessoas mais ricas do mundo tem patrimonio maior que o PIB dos 49 países mais pobres. A América Latina, região de excepcional potencial econômico, rica em matéria-primas estratégicas, fontes de energia baratas e terras férteis, é vista hoje como a terra da pobreza e desigualdade. Sessenta por cento das crianças são pobres, 36% dos menores de 2 anos estão desnutridos, 1/3 da população não tem água potável.
JuntO a estes paradoxos extremamentes impactantes, a sensação que o grande filósofo canadense Charles Taylor denomina de "o desencanto do mundo" se espalha entre as novas gerações.
A atual sociedade consumista, voltada aos bens materiais, à concorrência feroz para alcançar melhores posições, à luta pelo dinheiro e poder, gera uma sensação de solidão, que Victor Frankl chamou de um dramático "vácuo dos sentidos".
As respostas a estes graves problemas não parecem claras. Cresce o ceticismo sobre até onde pode chegar uma globalização repleta de oportunidades tecnológicas, mas totalmente carente de um código ético que a oriente.
Neste contexto, algumas propostas éticas estão sendo retomadas como referência e orientação, por organismos internacionais, ONGs e movimentos que visam um mundo melhor.
Um princípio moral básico é o de que somos responsáveis uns pelos outros, Nossa época caracteriza-se por altas doses de egoísmo, daqueles que tem face aos que não têm , e de insensibilidade.
O secretário geral da ONU, exigiu que o mundo supere a indiferença diante da morte de milhões de pessoas nos últimos anos por Aids, determinou que é imprescindível voltarmos a ser responsáveis uns pelos outros.
A pobreza não um problema apenas dos pobres, mas de todos. Para que não haja pobres, a sociedade deve tomar algumas medidas com mais vigor.
O grande movimento mundial vigente pelo perdão total ou parcial da dívida dos países mais pobres do mundo, encabeçado pelo Papa João Paulo II, apoiou-se na mensagem intitulada "Movimento do Jubileu".Em recente pesquisa realizada pelo Banco Mundial, sessenta mil pobres de todos os continentes disseram que o que mais lhes dói é o desprezo, o fato de serem tratados como pessoas inferiores.
Uma determinação de se escutar e respeitar o pobre está sendo um eixo para a ação dos organismos internacionais.
Como ajudar o desfavorecido? Esse tema, discusão permanente nos organismos internacionais, foi analisado por Maimônides no século XII. O genial sábio identificou oito níveis sobre "a ajuda".
O nível inferior é quando ajuda-se alguém de má vontade; A segunda categoria é quando aquele que ajuda e aquele recebe desconhecem um ao outro; neste momento, o anonimato que protege a dignidade do pobre é completo. No entanto no nível mais alto de todos, a melhor ajuda que alguém possa dar, é aquela que fará com que o necessitado não volte mais a precisar dela. Hoje, na ONU e nos principais organismos em prol do desenvolvimento, procura-se que os projetos tenham orientaçao no sentido de que haja sempre esta auto-sustentaão enfatizada por Maimônides.

Médicos israelenses testam nova enzima para Doença de Gaucher.

O Centro Médico Zedeck, localizado em Jerusalém, em parceria com a Universidade de Nova York, está coordenando uma série de testes mundiais com uma nova enzima desenvolvida por uma empresa israelense, para tratamento da Doença de Gaucher,uma moléstia hereditária. A doença de Gaucher é uma moléstia que afeta 1 em 50 mil a 100 mil indivíduos, resultante de um defeito no metabolismo dos lipídios. Causada pela deficiência da enzima beta-glicosidase, tem tres tipos de manifestações clínicas. A princípio, surgiu um tratamento de reposição enzimática a partir da extração de enzimas de placenta humana. Depois, a enzima passou a ser reproduzida de forma sintética por técnica de DNA recombinante, o que permitiu sua maior distribuição.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Inicio de blog.

Iniciei hoje meu blog, confiante que poderei com esta nova ferramenta, expandir meus horizontes.
Powered By Blogger

Minha lista de blogs