segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Solidão

Um garfo, uma faca, um prato.
Uma cadeira. Uma cama de solteiro.
Uma TV ligada o dia inteiro...
Um telefone que nunca tocará
Uma mulher, na janela, olhando
os que vivem, passar...
Um vazio doído no coração
e a presença, imensurável,
da solidão!

Título dispensável


Há alguns levantamentos que, por exibirem traços negativos e comportamentos antissociais, são vexaminosos para o país. Agora, por exemplo, um estudo produzido pelo Centro de Pesquisa do Varejo, da Inglaterra, identificou que o Brasil é o vice-campeão mundial em prejuízos por furtos em loja. Só perde para Marrocos nessa desagradável competição de fraudes que envolvem, pela ordem de incidência, clientes de lojas, funcionários dos estabelecimentos ou fornecedores de mercadorias e produtos. No estudo intitulado Barômetro Global de Furtos no Varejo, a pesquisa calcula que entre julho de 2009 e junho deste ano os lojistas brasileiros perderam R$ 3,9 bilhões em furtos e erros administrativos. Tais números revelam os graves prejuízos que recaem sobre o setor e que, necessariamente, são transferidos aos preços e, portanto, acabam suportados por todos os consumidores.
A questão, além dessa repercussão econômica que não é desprezível, desvenda um comportamento tolerante do brasileiro em relação a esse tipo de delito, do qual muitos cidadãos, em vez de se envergonharem, se orgulham, chegando a alardeá-lo socialmente. O ranking revela ainda outro fato que não é positivo: dos 40 países pesquisados, foi o único em que prejuízos causados pelos furtos em lojas cresceram, mesmo que num percentual pouco significativo.
Nosso país está chegando a um momento de visibilidade internacional graças ao avanço da economia e ao reconhecimento global de suas potencialidades. Além de se preocupar com esse novo status, não pode descuidar-se de dar à sua população todas as condições, inclusive educacionais, para reduzir e até eliminar comportamentos como os que produzem o ranking que nos dá esse dispensável e inglório título mundial.
Ricardo Stefanelli - Dir. Redação - Jornal Zero Hora - Porto Alegre - RS
Powered By Blogger

Minha lista de blogs