sábado, 4 de agosto de 2018

Sobre os direitos do consumidor, ou: a volta dos que não foram

Sobre os direitos do consumidor, ou: a volta dos que não foram: Quanto mais exigente o consumidor, mais o fornecedor vai se esforçar em atrair, agradar e mantê-lo. Precisei de alguns anos vivendo nos Estados Unidos para me acostumar com esses conceitos e aprender como funciona o processo, dentro de minha ótica mais prática. Alguns exemplos disso: 1) O lixo também é um produto. Em algumas cidades, a coleta de lixo é feita pela administração pública, com a cobrança de uma taxa específica pelo serviço. Em outros lugares, a coleta de lixo é exercida livremente pela atividade privada, sem qualquer limitação de território. As companhias de coleta competem em tudo para conseguir mais clientes: preço, quantidade e tipo de lixo recolhido e dia da semana em que se dá a coleta. O estado apenas interfere na escala de dia de coleta, para evitar problemas de circulação. Três serviços básicos de coleta de lixo compõem o que elas oferecem: reciclável, residual residencial e residual de jardinagem. Mudei de endereço recentemente. Quatro companhias servem minha nova área. Não preciso de coleta de lixo de jardim, mas meu lixo reciclável é sempre enorme: bastou escolher a que recolhia mais lixo reciclável, com melhor preço. Na primeira coleta, recolheram os recicláveis, mas o caminhão que coleta o lixo comum pulou minha casa -- são dois caminhões diferentes. Liguei para a c...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Minha lista de blogs