quinta-feira, 25 de março de 2010

Equilíbrio


A humanidade está passando por um período de muitos desafios, em que o progresso se dá em velocidade geométrica. No passado as pessoas costumavam sair de casa, olhar para o horizonte e ver que as coisas permaneciam sempre iguais. Atualmente, em breve espaço de tempo, pode-se perceber que os prédios, ruas e até o céu já não são os mesmos. Antes, vivia-se na mesma casa por gerações enquanto hoje, no decerrer da vida, uma pessoa pode chegar a viver em até cinco lugares diferentes.
A informação e a tecnologia se têm multiplicado. A mídia gera imagens que dizem como devemos vertirnos, comer ou tomar banho. Estas imagens conseguem mudar nossa disposição emocional, fazendo-nos sentir muitas vezes impotentes, como alguém que perdeu a confiança em sua própria capacidade.
Reconquistar a confiança em sua própria vida, esta atitude afeta a todos. Revoluções não se iniciam lá fora, começam dentro de nós. Cada um de nós tem a capacidade de mudar o mundo.
Os ensinamentos a longo da vida, aplicados ao contexto diário, podem tornar a vida mais estável e as pessoas mais equilibradas neste mundo cada vez mais compexo. O importante, é conseguir mudar a sua própria natureza de tal forma que passemos a interpretar a realidade de forma diferente, para assim poder responder aos desafios da vida de forma bastante diferente. Se amanhã cada um de nós ficar igual ao que é hoje, significa que não cresceu, não aprendeu.
Há quem afirme que as pessoas não mudam, pois são genéticamente pré-programadas. Não acredito nesta visão de mundo e não canso de dizer que cada um de nós pode mudar tudo o que quiser em si mesmo, contanto que siga dois pré-requisitos fundamentais. Em primeiro lugar, precisa seguir um método. Em segundo, tem que acreditar que isto é possível. Sem os dois, a pessoa não mudará; continuará sempre a mesma. Há aqueles que meditam profundamente e conseguem até fazer projeções astrais, concentrando-se durante uma hora. Mas continuam agnósticos, difíceis, não mudaram nada. Trata-se de uma incongruência, pois não se pode ser alguém espiritual e continuar sendo o mesmo individuo.
Não creio que algo puramante esotérico ou intelectual tenha uma aplicação real na vida das pessoas. É possível treinar a mente e o coração para adotar posturas equilibradas e positivas - para que quando chegar o momento de desafio, ao longo do dia, tenhamos agilidade mental e emocional para enfrentar positivamente qualquer situação.
O Dr. Herbert Benson, professor de medicina da Harvard Medical School e pioneiro no estudo médico combinado da mente e corpo - que incorpora a espiritualidade e a cura na Medicina tradicional - afirma que nossas mentes podem produzir doença, saúde, sede, fome, ou seja, tudo aquilo que acreditamos ser a realidade. Segundo ele, a fé pode mudar-nos, desde que você dê a si mesmo a liberdade de mudar. Mas qual é o inimigo dessa liberdade? É o hábito, as respostas automáticas e habituais.
Algo que também aprendemos nos últimos anos é que, a medida que nossos sentimentos se repetem, são criados "sulcos" na mente. Nossa mente cria caminhos mais rápidos, ligações mais diretas para executar certas tarefas. Ilustrando a idéia: uma pessoa que tenta tocar piano pela primeira vez, sabe o que quer fazer, mas seus dedos não conseguem acompanhar sua vontade. Só depois de estudar, treinar os dedos e praticar bastantea pessoa conseguirá tirar uma melodia do teclado.
Atualmente através do escaneamento do cérebro, podemos entender este processo, ver como o ato de repetir uma ação faz com que os neurônios fluam de forma mais simples e rápida. Isto vale também no campo emocional. Se você se habituar a ficar inseguro e ter medo de certos pensamentos ou situações, acabará repetindo esta insegurança todas as vezes que aquela situação se apresentar. Ou seja, o medo torna-se um hábito. Precisamos desfazer os hábitos para criar liberdade.
Sinto que as pessoas querem algo mais significativo em suas vidas. Quando ocorrem coisas significativas em nossas vidas e no mundo, acordamos para nossa dimensão mais profunda.
Estabelecido que o homem tem o poder de afetar até o funcionamento de uma enzima, a grande pergunta é como mudar a nós mesmos? Como atingir um equilibrio em nossa vida?
Veremos mais adiante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Minha lista de blogs